sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SISEM-SP promove III Encontro de Representantes Regionais


Reunião será nos dias 30 e 31/8 e conta com a participação do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, além de profissionais da área museológica

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), promove o terceiro Encontro de Representantes Regionais, nos dias 30 e 31 de agosto. O evento, que acontece no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, reunirá os coordenadores do SISEM das 15 regiões administrativas doEstado e profissionais da área museológica..O encontro vai originar uma resolução que formalizará as representações regionais com publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Na quinta-feira (30), a partir das 9h30, o Encontro terá a participação do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Claudinéli Moreira Ramos, da diretora do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Renata Motta, e do diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini.

Na parte da manhã, serão apresentadas as atividades realizadas pelos representantes no período de 2011 a 2012, com Michelle Cartolano Silva da RA de Ribeirão Preto, Alberto Capucci Filho da RA de São José dos Campos, e Maria de Lourdes Bueno da RA da Baixada Santista. Em seguida, será discutido o “Escopo, Dificuldades e Instrumentos da Representação Regional”. 

À tarde, a museóloga Elizabete Zolczak abordará o conceito de museu e as premissas do diagnóstico. No mesmo período, também acontece o debate “Quem Faz Parte do SISEM-SP”, a exposição da agenda de trabalho e cronograma das ações de 2012 a 2014, realizados pela equipe do Sistema.

No último dia (31), os representantes Carlos Alberto Pereira Júnior e Ozana Aline Barbosa, das RAs de Registro e Central, apresentarão as ações municipais nas áreas de museus e patrimônio.

A programação trará, ainda, uma discussão sobre as estratégias de ação cultural no âmbito municipal, a divulgação das demandas regionais para 2013, a consolidação do plano de trabalho e cronograma das atividades de 2012 a 2014, a definição do tema e proposta de tarefas para o 5º Encontro Paulista de Museus, entre outros assuntos. Para encerrar, a artista plástica e educadora Stela Barbieri apresentará o projeto de Ação Educativa da Fundação Bienal de São Paulo.

ProAC
Na véspera do Encontro, dia 29 de agosto (quarta-feira), será oferecido aos novos representantes do SISEM-SP um treinamento de elaboração de projetos para o Programa de Ação Cultural (ProAC) voltados para área de museus.  A capacitação gratuita - aberta aos profissionais de cultura e interessados – será no auditório da Secretaria de Estado da Cultura, das 16h às 18h. Não é necessário se inscrever.  

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br 

Capacitação ProAC
29/8/2012
das 16h às 18h
Auditório da Secretaria de Estado da Cultura 
Rua Mauá, nº 51,  Santa Cecília – São Paulo/SP
Informações: (11) 2627-8208
Entrada: gratuita

III Encontro de Representantes Regionais
30 e 31/8/2012
1º dia – das 9h às 18h30; 2º dia – das 9h às 16h30
Museu da Língua Portuguesa 
Praça da Luz, s/nº
Informações: (11) 2627-8208

via Dayane Malta da Silva | Núcleo da Notícia