sábado, 17 de novembro de 2012

Porto Alegre ganha prêmio com projeto de cidade inteligente


Primeira cidade brasileira a adotar o conceito de Orçamento Participativo, onde a tomada de decisões sobre os investimentos a serem realizados na cidade é decidida por representantes do governo e da sociedade, Porto Alegre mais uma vez sai na frente quando o assunto é inovação na gestão dos recursos públicos. 

E o esforço já rendeu frutos, como o prêmio concedido à capital gaúcha pela IBM, gigante do setor de tecnologia da informação, no último dia 14, durante o evento Smarter Cities Challenge Summit, em Nova Iorque. 

Segundo o prefeito José Fortunati, que participou da cerimônia de premiação às 31 cidades do mundo que se destacaram por seus programas de sustentabilidade, "cidades inteligentes são aquelas que se programam para o futuro, com os investimentos realizados no presente. É o que estamos fazendo em Porto Alegre", disse. 

Batizado de "Cidade Cognitiva", o projeto gaúcho tem por objetivo simular os impactos futuros sobre a vida da cidade, com as obras e ações realizadas no presente demandadas pelo Orçamento Participativo. Entre outros benefícios, pelo projeto é possível determinar - e até mesmo ampliar - o tempo de saturação de determinada intervenção urbana. "Obras foram feitas para durar. Sem planejamento ou perspectiva de crescimento de uma região, a construção de um viaduto, por exemplo, pode ser a solução para resolver a demanda atual, mas totalmente incapaz de absorver o volume de tráfego em 2020", avalia Fortunati. 

Segundo o prefeito, a conquista do prêmio concedido pela IBM antecipará o funcionamento pleno do projeto "Cidade Cognitiva" , que agora contará com o desenvolvimento de um software criado por profissionais da empresa norte-americana, específico para o projeto vencedor do Smarter Cities Challenge Summit 2012. Além de Porto Alegre, foram premiadas cidades na Alemanha, França, Inglaterra, China, Japão, Austrália, Kenya e Gana, ambas no continente africano. 

O Smarter Cities Challenge, é uma ação de responsabilidade social da IBM - não envolve nenhum tipo de negócio da empresa - com o qual são oferecidas soluções inovadoras para tornar a vida melhor e mais eficiente a vida nas cidades. Os centros urbanos participantes são convidados a propor um desafio à empresa com aquele objetivo. Se a proposta for aceita, a IBM designa um grupo de seis profissionais que irão trabalhar durante três semanas no centro urbano contemplado, oferecendo resposta ao desafio apresentado.

A consultoria da IBM irá contribuir também para o aperfeiçoamento do Centro Integrado de Comando (Ceic), da mesma forma que ocorreu no Rio de Janeiro na construção do Centro de Operações de emergência, que possibilitou antecipar fenômenos naturais e evitar tragédias. Especialistas devem ir à Capital dos gaúchos ainda em dezembro deste ano para acompanhar as operações do centro de monitoramento gaúcho. 

via Celso Raeder  | Approach