quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pesquisa aponta os principais desafios de se adaptar a um emprego novo


Querer mostrar resultado rápido, ter bom relacionamento com o líder, aprender a manusear novas tecnologias são algumas sistemáticas que geram ansiedade aos novatos 

Conquistar um emprego não é nada fácil. Depois de passar por um processo de entrevistas e dinâmicas, o candidato escolhido para a vaga ainda tem pela frente novos desafios, como o de se adaptar ao novo emprego. Uma pesquisa realizada com mais de mil empregados e gerentes nos EUA e divulgada pela Accountemps apontou as principais dificuldades para os que conquistam uma nova oportunidade profissional.

Um dos desafios é aprender novos processos e procedimentos. Neste quesito, o estudo revelou que para 40% dos empregados e 60% dos gerentes aprender logo é o que gera mais ansiedade. “A primeira impressão é a que fica e quando um profissional entra na empresa, quer ser bem visto como competente e por isso busca mostrar resultados. O problema é que para isso acontecer é necessário conhecer primeiro como é o operacional da empresa. Por isso, não relute em perguntar, tirar dúvidas, observar e estudar sobre esses procedimentos, caso necessário. Além disso, busque conhecer todos os setores e os que lá atuam”, disse a gestora de RH da Inthegra Talentos Humanos, Vianei Altafin.

De acordo com a pesquisa, 20% dos empregados e 20% dos gerentes disseram que conhecer o novo líder e os empregados também gera ansiedade. Para amenizar isso, a gestora orienta a ser amigável, cortês e a estar disposto a mais ouvir do que falar.

Outra informação da pesquisa que incomoda os novos é ter que manusear novas tecnologias. O estudo revelou que 17% dos funcionários e 12% dos gerentes entrevistados ficam apreensivos até aprenderem os novos processos. Com relação a esse quesito, Vianei diz que é uma questão de tempo. “Basta ter atenção, perguntar quando tiver dúvida. O resto é vivenciando o dia a dia”, disse.  

Cada empresa tem sua política interna que deve ser aplicada por todos. 19% dos gerentes e colaboradores entrevistados citaram sobre a dificuldade em se adequar aos valores e a missão da empresa. “Em qualquer situação, o melhor a fazer é tirar dúvidas, não ter receio de perguntar. Conhecer e por em prática o que é determinado por uma organização demonstra até que ponto o funcionário está disposto ou não a vestir a camisa”, conclui Vianei.

via Alitéia Milagre | Serifa