terça-feira, 19 de março de 2013

Eu Quero Minha Biblioteca


Instituto Ecofuturo inicia distribuição nacional da publicação "Eu Quero Minha Biblioteca"

Ação objetiva disponibilizar informações sobre como acessar recursos federais destinados à educação que viabilizam a criação e manutenção de bibliotecas

Em março o Instituto Ecofuturo dá início a uma nova ação nacional para contribuir com a efetividade da Lei 12.244/10, que determina que todas as instituições de ensino do País, públicas e privadas, tenham biblioteca até 2020: a partir da próxima semana os prefeitos de todos os 5.500 municípios começam a receber a publicação “Eu Quero Minha Biblioteca”, que informa quais são e como acessar políticas públicas federais destinadas à educação que podem ser contribuir com a criação e manutenção de bibliotecas, como PAR, PNBE e FUNDEB.

Essa iniciativa integra a campanha “Eu Quero Minha Biblioteca”, capitaneada desde setembro de 2012 pelo Instituto em parceria com a Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Grupo Marista de Solidariedade, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Instituto pela Corresponsabilidade na Educação (ICE), Movimento por um Brasil Literário e Todos pela Educação.

“Os gestores públicos têm papel fundamental na efetividade de políticas públicas, como é o caso da criação e manutenção de bibliotecas em escolas. Há importantes referências mostrando que o hábito da leitura depende, certamente, de uma diversidade de fatores, sendo um deles a disponibilidade física de livros para consumo, ou seja, bibliotecas. Pesquisa do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico) de 2003 revela que o aumento da proficiência em leitura está diretamente proporcional ao aumento do uso da biblioteca (de 25% para 75% dos alunos). E o que gera maior aumento nesta média é disponibilidade de profissional fixo na biblioteca e atividades dirigidas realizadas por professores neste espaço”, reforça Christine Castilho Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo.

Você também pode integrar esta rede nacional pela efetividade deste direito! Para aderir à Campanha e acessar gratuitamente a versão virtual da publicação acesse o site http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/mobilize_se

Renata - GWA