segunda-feira, 22 de julho de 2013

Conheça o Krav Maga

Desde os seguranças da Madonna, até os atores Daniel Oliveira, Babi Xavier, Caio Graco, Beti Faria, Ashton Kutcher, Grazi Massafera, Jenifer Lopes e Tom Cruise praticam ou praticaram o Krav Maga

O Krav Maga é a única luta reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial. Foi desenvolvido em Israel, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida. 

Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, o Krav Maga possibilita que o cidadão comum possa se defender, independentemente de força física, idade ou sexo. 

Hoje, militares e também civis adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência.
  
Excelente para mulheres - O Brasil tem crescido em uma estatística nada feliz: o país contabiliza a 7ª maior taxa de homicídios femininos. A cada hora, 10 mulheres são vítimas de violência no Brasil. Em 70% dos registros, o agressor é o companheiro ou o cônjuge da vítima. 

As estatísticas mostram que ainda hoje é baixo o número de mulheres que chegam a denunciar as agressões, por vergonha ou medo. Falta a essas mulheres a confiança em si, em sua força e em sua capacidade para evitar a agressão a si mesma (muitas vezes também a seus filhos) e, em último caso, para denunciar. 

O Krav Maga dá à mulher a confiança em si mesma, o equilíbrio emocional, a mudança de postura frente à vida e o respeito a si próprio e ao seu oponente. 

Quando as mulheres descobrem que, apesar de não ter a mesma força física do homem, ela é capaz de se defender de forma simples e eficiente, ela adquire confiança. Quando ela percebe que a sua vida e a vida de seus filhos está em perigo e que ela pode fazer parte da solução para esse tipo de ameaça, ela muda a sua postura frente ao risco. Hoje, 30% dos alunos de Krav Maga no Brasil já são mulheres.

A importância de se praticar Krav Maga com segurança – As promessas de um resultado rápido, a comodidade de uma academia mais próxima ou a falta de conhecimento, muitas vezes fazem com que as pessoas acabem nas mãos de falsos instrutores.

Nos últimos anos, um movimento mundial e desenfreado pelo culto ao corpo fez nascer uma verdadeira indústria no que diz respeito à prática de atividades física, movimento que nada tem a ver com a busca por uma vida saudável.

Aliado à questão da violência, esse crescimento de ofertas de academias também chegou às Lutas e Artes Marciais, o que resultou em um aumento indiscriminado de pessoas não-qualificadas a ministrarem as diversas modalidades de Lutas.

As distorções praticadas por pessoas despreparadas para o ensino das artes marciais podem causar lesões físicas e psicológicas aos alunos. No caso do Krav Maga, que é uma defesa pessoal – ou seja, será usada em caso de ataque na rua, em situações reais de perigo – o resultado do treino com pessoas despreparadas é ainda maior.

A Federação Sul Americana de Krav Maga, fundada pelo Mestre Kobi, Lichtenstein, introdutor do Krav Maga na America Latina, é a única representante oficial da modalidade no Brasil, Peru e Argentina e detentora da marca Krav Maga.

Mestre Kobi começou a praticar o Krav Maga aos 3 anos, com o criador desta modalidade, Imi Lichtenfeld. Mestre Kobi foi um dos 13 alunos de Imi especialmente preparados para difundir o Krav Maga pelo mundo e chegou ao Brasil em 1990.

A formação de instrutores de Krav Maga requer extrema cautela e responsabilidade, por se tratar de uma atuação profissional que envolve riscos de grandes proporções, desde aqueles relacionados com exercício corporal, incluindo a formação de caráter e todos os riscos de vida inerentes ao ensino de uma arte de defesa pessoal.

O processo de formação de instrutores adotado pela FSAKM foi criado por Imi Lichtenfeld e ainda hoje é o método utilizado em Israel. Este processo de formação é rigoroso e garante a qualidade e alto nível de ensino e difusão do Krav Maga no Brasil, atento às expectativas e riscos já expostos.

Para saber mais sobre o Krav Maga e conhecer as academias credenciadas em todo o Brasil, acesse: www.kravmaga.com.br

via Roberta Provatti