sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Aproveite a restituição do Imposto de Renda 2013 para quitar dívidas

Consumidor deve aproveitar a restituição do Imposto de Renda 2013 para quitar dívidas, orienta Serasa Experian. Quarto lote será pago na próxima segunda-feira, dia 16.

A Receita Federal deposita na próxima segunda-feira, 16, o dinheiro da restituição do quarto lote do Imposto de Renda e muitos contribuintes podem estar na dúvida sobre o que fazer com o dinheiro extra. 

Segundo os economistas da Serasa Experian, o que deve definir esta questão é a atual situação financeira do consumidor.

Quem está superendividado deve priorizar o pagamento das dívidas, em especial as que possuem juros mais altos, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. A restituição também pode ser usada para pagar financiamentos em atraso ou contas que tenham acumulado multas pela falta de pagamento. Segundo os economistas, se ainda sobrar uma parte do dinheiro, ele pode ser utilizado para antecipar o pagamento de parcelas, pedindo ao credor que faça o desconto dos juros.

É importante que o consumidor evite utilizar a restituição como entrada para um novo financiamento, para não fazer uma nova dívida que será acumulada mensalmente com as demais, orientam os economistas. Também não é recomendável manter o dinheiro parado na conta bancária, pois os gastos diários e o cheque especial podem acabar absorvendo o valor sem que o consumidor perceba. 

Calendário
O pagamento da restituição do Imposto de Renda foi programado em sete lotes mensais, de junho a dezembro. O valor será corrigido pela taxa Selic e as próximas datas são: 16 de setembro, 15 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro. 

Para conferir mais dicas sobre educação financeira, acesse o site :

via Viviane Evangelista| Imprensa da Serasa Experian